Humano: O termo esquecido

Sei que não é certo um Estado prender um milhão e meio de seres humanos numa faixa de terra sem água, eletricidade, comida e emprego. E logo este mesmo Estado bombardear esses humanos quando eles se revoltam.

Israel fez isso com a população da Faixa de Gaza, é triste mas fez. Israel fez isso para acabar com o Hámas, os governantes de Israel não suportam a idéia de o Hámas ser uma representação eleita pelos palestinos. Com apoio da mídia corporativa o Hámas de corpo governante passou a ser o bando de fanáticos mostrado na televisão diariamente.

O Hámas é a forma de resistência do povo palestino, que há 60 anos teve seu país tomado, Israel nasceu em cima da Palestina. Pois dizem que ela é a casa do "Povo Judeu", que só saiu de lá por imposição do Imperador Adriano (Há quase 2000 anos).

Israel foi criado para dá uma pátria aos praticantes do judaísmo, ignorando que há 1300 anos vive um povo na Palestina. Ignorando a realidade histórica, ignorando o bom senso e ignorando os vizinhos.

Pronto Israel brotou na Palestina em 1948, depois de uma ausência de 2000 anos e cerca de 3000 anos sem haver um Estado Judeu na região surge o novo Israel, a criação de um Estado Artificial deveria ter sido denunciado pelos sociólogos e antropólogos da época.

Mas enfim temos Israel...

Um Estado que surgiu pela força das armas e não por contexto e desenvolvimento histórico ou afinidade com a região.

Resultado disto: Assistimos durante a segunda metade do século XX e início do século XXI um processo conhecido como massacre de nativos.

O massacre de nativos foi comum na América depois de chegado dos europeus no século XVI, o mesmo processo ocorre na Palestina hoje, onde terra nativas são colonizadas pelo invasor e sua resistência suprimida.

Mas os árabes não são iguais aos índios das américas, eles ao contrário dos índios passaram intercambio culturais e históricos comuns com o mundo ocidental. Resumindo os árabes não são índios despreparados e têm consciência de seu lugar no mundo.

Talvez vez venha daí a intensidade e a crescente oposição a Israel. Mas todo o contexto é massacrado tanto pela elite governante de Israel como pela mídia.

Todo o contexto aponta para dizer que Israel não é um Estado Natural.

Umas razão da falta de coesão natural de Israel é a demografia;
"(...)O aspecto demográfico da população, se não a vitória árabe na guerra, contém a receita dessa dissolução. A taxa de natalidade dos árabe-israelenses estão entre as mais elevadas do mundo, com quatro ou cinco crianças para cada família (em contraposição a dois ou três filhos nas famílias israelenses).

A persistir a tendência atual, os árabes serão a maioria da população de Israel até 2040 ou 2050. Já daqui a cinco ou dez anos, os palestinos (os árabe-israelenses somados aos que vivem na Cisjordânia e na Faixa de Gaza) formarão a maioria da população da Palestina (a região que se estende entre o Rio Jordão e o Mediterrâneo).

*Benny Morris é professor de História do Oriente Médio da Universidade Ben-Gurion e autor de 1948: A History of the First Arab-Israeli War (1948: Uma história da primeira guerra árabe-israelense)


O Brasil pode deixar de ter maioria católica e vir a ser de maioria budista e continuará sendo o Brasil. mas Israel tem o tempo de duração em que a população for maioria de praticantes do judaísmo. No dia em que a maioria dos habitantes que hoje vivem em Israel passarem para outra religião haverá Israel?.

São várias a questões a serem pensadas e os impactos são tão profundos que ninguém pensou nisso em 1948 ou se pensou foi abafado pelo radicalismo religioso.

Deveria haver uma estrada do caminho, mas os governantes de Israel deveriam aceitar a ver a si mesmos e os membros do hámas ou qualquer outro habitante do planeta como seres humanos.


Por tudo o que ocorre fico a pensar que é muito fácil esquecer que é humano para se esconder atrás de um livro.

Eu não conheço o torá, mas creio que por se católico em nosso livro sagrado diz que fomos criados a imagem e semelhança de Deus.

Ou seja todo e qualquer humano carrega uma parte de Deus...


Como seres humanos esquecem que os outros também são humanos , coisas ruins acontecem.


Coisas ruins estão acontecendo em Israel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia: A Gente Ainda Vai Ter Que Lutar Muito

Crianças Desaparecidas: O Que Dizem os Dados no Brasil e nos EUA?

O Brasil Depois do Impeachment: O Que Eu Já Enxergava em 2016