Metareciclagem para além da montagem e manutenção de computadores

26-Jun-2009
Mais do que simples acesso a computadores conectados e cursos de informática, a rede Casa Brasil trabalha com a desmistificação das técnicas para a apropriação tecnológica. Os cidadãos não aprendem apenas a operar softwares. Também podem se preparar para entender profundamente e desenvolver tecnologias. As unidades Casa Brasil podem contar com o módulo Laboratório de Montagem e Manutenção de Computadores para esse propósito.

Em junho, as novas turmas de metareciclagem da Casa Brasil Mestre Candeia, no Rio de Janeiro (RJ), além de aprenderem a montar e fazer manutenção nos computadores, vão aprender configuração de sistema. O sistema escolhido foi o Ubuntu 9.04. "O Ubuntu realmente está muito bom. Tira qualquer razão para as pessoas continuarem a usar o software proprietário. Na verdade, qualquer distribuição do Linux faz isso. Esse na verdade foi o tema da aula de hoje. Falei da história do computador, como começou a surgir e até a revolução da informação nas duas últimas décadas do século XX", conta Jorge G. Nunes.

Em Fortaleza (CE), a unidade do Serpro realizou a semana do meio ambiente no começo do mês e a rede Casa Brasil Ceará foi parceira, participando das discussões e organizando oficinas. Na ocasião, foi realizada uma gincana para arrecadar equipamentos eletrônicos que seriam destinados às unidades Casa Brasil Ceará. O evento arrecadou mais de uma tonelada de equipamentos. Há material para as oficinas e bibliotecas de repositórios (alguns telecentros locais já solicitam equipamentos às unidades - monitor, placa mãe, memória).

"O trabalho com metareciclagem alcançou muito espaço nas unidades Ceará e o Casa Brasil já é referência no Estado quando se fala em lixo eletrônico. Um exemplo disso é o convite que eu recebi para falar da nossa experiência no 1º Seminário Estadual em Gestão de Resíduos tecnológicos, promovido pela Fundação Apolônio Salles e Banco do Nordeste. O Casa Brasil está em destaque e é quem mais tem avançado nessa discussão por levar em consideração a participação das comunidades. Falo isso em nível nacional, pois sei que muitas iniciativas são desenvolvidas nas unidades", relata e avalia a técnica de instrução continuada da rede Casa Brasil, Meyre Coelho.

Fonte: http://www.casabrasil.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=437&Itemid=75

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia: A Gente Ainda Vai Ter Que Lutar Muito

Crianças Desaparecidas: O Que Dizem os Dados no Brasil e nos EUA?

O Brasil Depois do Impeachment: O Que Eu Já Enxergava em 2016